sábado, 7 de outubro de 2023

Fome de pecar (fomes peccati)

Passei a semana toda pensando sobre o que escrever na minha notinha semanal. Ainda não decidi se devia começar uma série de notinhas sobre o credo católico ou reflexões sobre o catecismo da Igreja. 

E eis que neste sábado, 07/10/23, começou mais um conflito árabe-israelense, com cenas sangrentas de pessoas mortas dentro de seus carros, casas ou pelas ruas. Vi vídeos sem edição, cheias de corpos mutilados e deformados... Sem palavras para descrever o horror!

Nesse momento é natural nascer dentro de nós uma justa indignação e nos perguntamos: porque? Porque tanto sofrimento, dor e morte? Onde está Deus nessa hora??? Porque Deus permite que os maus triunfem e os bons sofram??? Porque??????
Não há uma resposta fácil para essas perguntas.
O espaço é muito curto para escrever uma resposta completa, mesmo que resumida, e admito que no susto temo dar um posicionamento parcial e insatisfatório.

Rezo para que Deus conforte os inocentes assassinados e puna os assassinos, porque Deus é infinitamente bondoso, mas também é infinitamente justo. E Jesus havia alertado que quem viver pela espada morrerá pela espada.

E o título da nota? Lembra esse mistério que ultrapassa o entendimento humano: o praticar o mal sabendo que poderia fazer o bem, a vontade de errar e fazer sofrer a si e aos outros. Nessa hora não tem ideologia, sociologia, antropologia, história ou outra explicação para o mal. Os crentes entendem que uma inteligência superior a humana está arquitetando toda essa maldade nos bastidores. E não é Deus. Numa próxima nota espero desenvolver melhor meus raciocínios. Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.