terça-feira, 4 de agosto de 2020

O QUARTO CÁLICE (Scott Hahn ) – primeiro apontamento

Como todos já sabem estou desde o dia 20/03/2020 em isolamento aqui onde resido atualmente e admito que nem sempre é fácil. Há momentos em que a saudade dos parentes, amigos e conhecidos incomoda, além é claro de não poder mais sair pelas ruas despreocupadamente. Mas existem coisas mais importantes como cuidar dos pais idosos, e nesse momento só encontro forças para seguir adiante graças ao apoio de Deus. No resto, tombamos. Falo isso com experiencia própria.

Nessas horas a gente se cansa das baboseiras das redes sociais; dos debates infindáveis na TV; de ficar repassando a higienização de corpos, ambientes e coisas, e decidimos reagir aceitando e nos adaptando as circunstâncias. No meu caso, retomei com vigor as leituras.

Foi nesse contexto que li esse livro recente de Scott Hahn, O quarto cálice. (Cf.: https://www.quadrante.com.br/o-quarto-calice). 

Hahn, membro da Prelazia do Opus Dei nos Estados Unidos da América e escritor de talento e erudição, tratou desse tema aparentemente batido, porém mal compreendido: a instituição da Eucaristia na Quinta-Feira Santa e a Paixão de Jesus na Sexta-feira.

Hahn nos leva a reconstituir suas pesquisas sobre a Última Ceia de Jesus e como na celebração daquele dia memorável Jesus seguiu á risca o Seder judaico, ou seja, a rememoração da Páscoa Judaica, a fuga dos hebreus do Egito.

Como um detetive litúrgico, Hahn amplia nossa compreensão da celebração eucarística nos levando a conclusão de que entendemos precariamente o real significado da celebração eucarística.

Hahn demonstra ter uma erudição que não o leva a eliminar ou excluir autores que não comunguem da mesma visão de eclesiologia que ele, como pude comprovar pela leitura atenta da bibliografia. (Agradeço a Editora Quadrante por se importarem com pessoas como eu que valorizam livros com bibliografia e notas de rodapé. Obrigado, obrigado...).

 

Vou apenas comentar algumas poucas passagens que me chamaram a atenção e dividi-las em alguns posts. Espero que não prejudique o entendimento do livro.

 

Hoje vou deixá-los com uma breve reflexão sobre o mundo atual em que vivemos, um mundo que insiste em viver de costas para suas próprias tradições, querendo nos impor suas próprias:

 

“No século XXI, gostamos de pensar em nós mesmos como sagazes consumidores de notícias – ou mesmo de história. Somos céticos no que diz respeito a tradições. Gostamos de imaginar que somos exigentes na avaliação da veracidade das evidências. No entanto, temos também nossas tradições, das quais se destaca a proliferação anual de artigos e especiais televisivos que pretendem refutar o que o Novo Testamento diz sobre Jesus. Eles começam a pipocar em meio à Quaresma e multiplicam-se durante a Semana Santa. Trata-se de uma espécie de liturgia secular, com suas próprias proclamações, seus próprios recursos à autoridade e seu próprio caráter formativo. Entre seus alvos de costume encontra-se o caráter pascal da Última Ceia”[1].

 

Esse é o mundo que Deus escolheu para nós vivermos, e é através dele que chegaremos à santidade e ao Céu.

 

Até a próxima semana!



[1] HAHN, Scott. O quarto cálice: desvendando o mistério da Última Ceia e da Cruz. São Paulo: Quadrante, 2020, p. 51.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.